6.5.11

2# How to Get: O teu tipo de pele?

NORMAL
Características:
Pele equilibrada. Tem uma textura translúcida, macia, lisa e um aspecto saudável. Sem problemas específicos, mas que necessita de cuidados diários.
Cuidados Específicos:
Limpar e hidratar a pele diariamente.
Conselhos complementares:
Aplicar, uma vez por semana, um exfoliante e uma máscara. Quando verificar que a sua pele está um pouco mais desidratada, utilize um creme de noite, pois essa é a melhor altura para cuidar do rosto, na medida em que o repouso ajuda à melhor absorção dos activos essenciais. Quando aplicar o creme à noite faça-o muito raramente, pois a pele precisa ‘respirar’ – estar completamente limpa – em alguma parte do dia.

SECA
Características
A pele seca é muito fina, com poros fechados, baça e com tendência a “escamar”.
Cuidados Específicos:
De manhã e à noite, hidratar e nutrir com um creme apropriado. Quando esta lhe parecer mais hidratada, comece a aplicar o creme apenas de manhã, para a pele poder ‘descansar’ à noite.
Conselhos complementares:
 Dê à sua pele um cuidado reforçado em elementos nutritivos com emulsões mais ricas. Adapte o cuidado nutricional às exigências de cada estação, por exemplo: utilizar um creme de Inverno para pele seca. Usa leite de limpeza, tónico sem álcool, hidratante em loção ou creme com factor de protecção solar e, à noite, nutritivo. Evita o sol, ambientes frios e secos, cosméticos com álcool, banhos quentes e muito demorados, evita também as esponjas.

DESIDRATADA
Características:
É bastante parecida à pele seca, mas esta é mais visível, pois é muito seca e “escamada”; baça e com um aspecto áspero e desconfortável, onde ocorre o aparecimento precoce de rugas.
Cuidados Específicos:
         Hidratar intensivamente com cremes específicos de dia e de noite. Utilizar uma loção vital para tonificar e estimular a epiderme.
Conselhos complementares:
         Beber um a dois litros de água por dia. Compensar os efeitos desidratantes da água do banho secando bem a pele, com uma toalha fofa, e aplicando em seguida um creme hidratante. 

OLEOSA
Características:
         Poros dilatados e cheios de impurezas, excesso de sebo e aparecimento de imperfeições na pele.
Cuidados Específicos:
         Diariamente, de manhã e à noite, limpar a pele com um gel de limpeza purificante e de seguida aplicar um tónico. Apenas deves aplicar o creme de manhã. Escolhe produtos com menor proporção de gordura. Evita utilizar cosméticos mais pesados, porque combinados à oleosidade natural da tua pele vão obstruir os poros e, certamente, provocar borbulhas.  Usa protector solar e hidratante (quando necessário) na forma de gel ou loção, que protegem e hidratam sem aumentar a oleosidade da pele.
 Conselhos complementares:
Uma vez por semana exfoliar a pele e utilizar uma máscara específica. É recomendável pelo menos uma limpeza de pele por mês com uma esteticista. Evita calor, alimentos condimentados, álcool, stress, cosméticos em creme, pomada ou produtos que contenham álcool.

MISTA
Características:
Devido a um desequilíbrio da regulação de lípidos da pele, a parte central do rosto é mais oleosa (zona T) e as laterais mais secas.
Cuidados Específicos:
         Limpar e tonificar com um desmaquilhante e uma loção equilibrante e aplicar duas vezes por dia um gel ou creme. Usa sabonete líquido e tónico para combater a oleosidade na zona T, hidratante sem óleo e com protector solar. À noite, após a limpeza, passa um hidratante mais leve. Evita tratar agressivamente a área seca da pele.
Conselhos complementares:
         Antes de deitar, tenha sempre o cuidado de retirar a maquilhagem, pois durante o sono a pele absorve os componentes dos produtos.

SENSÍVEL
Características:
         A pele sensível está mais sujeita a reacções de irritação e certas zonas da pele são vermelhas. Reage facilmente às agressões do meio ambiente.
Cuidados Específicos:
         Limpar a pele com uma loção suavizante de manhã e à noite; proteger com um creme protector de dia.
Conselhos complementares:
         Esporadicamente aplicar uma máscara suavizante e refrescante. Utilizar um creme de rosto com índice elevado de protecção solar. Evitar produtos de limpeza com cheiro e cor.



Se mesmo com estas dicas, não soubeste identificar qual o teu tipo de pele, faz o teste que se encontra em baixo, respondendo apenas a algumas perguntinhas básicas. No final do teste é provável que consigas identificar, qual o teu tipo de pele.

1 - A superfície do teu rosto apresenta-se normalmente:
a) Húmida e brilhante
b) Seca nas laterais e oleosa T.
c) Seca e opaca , com tendência a escamar

2 – Nos dias frios a tua pele costuma:
a) Perder o brilho excessivo
b) Ficar com o brilho uniforme
c) Ficar avermelhada

3 – Quantas vezes precisas remover a oleosidade da pele com papel absorvente quando esta calor:
a) Quatro a seis vezes
b) Duas a três vezes
c) Uma ou nenhuma vez

4 – Quanto aos poros da tua pele:
a) Dilatados em todo o rosto
b) Dilatados apenas na testa, nariz e queixo
c) Pouco perceptíveis em todo o rosto 

5 – A textura da tua pele é:
a) Grossa em todo o rosto
b) Grossa apenas na testa, nariz e queixo
c) Fina em todo o rosto

Respostas
Se a maioria das respostas foi letra A: A tua pele é do tipo oleosa. Hereditariamente, suas glândulas sebáceas são bastante activas e produzem uma boa dose de oleosidade. Para minimizar os efeitos dessa oleosidade, verifica em cima.
Se a maioria das respostas foi letra B: A tua pele é do tipo Mista. Na chamada zona T (testa, nariz e queixo) do seu rosto, ocorre um acumular de secreção sebácea causada por uma maior concentração de glândulas sebáceas. Isso provoca uma oleosidade maior nessa área e mais seca nas regiões laterais do rosto.
Se a maioria das respostas foi letra C: A tua pele é do tipo Seca. As recomendações principais são para que uses e abuse dos hidratantes mais potentes para compensar a falta de oleosidade da pele.

♥ Bisous * Bisous ♥ Joana Palma

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião, é super importante para o crescimento deste nosso espaço *.*