16.11.12

Passo a Passo: Como Cuidar da Pele?

Olá meus amores*

Lembram-se de eu há um bom mas bom tempo atrás ter-vos falado de um projecto aqui para o blogue e youtube?
Que queria dar-vos muitas dicas e tutoriais de sobre muitas matérias?
Como cuidar do rosto, como maquilhar, que bases usar, etc, etc, etc.

Pois bem, hoje vou começar esta rubrica gigante.
Não prometo publicar todos os dias uma dica ou um tutorial novo para vocês, mas prometo que tentarei seguir a ordem (que eu acho mais correcta), para vocês começarem a preparar o vosso rosto para começarem a usar maquilhagem.

Como já vos disse em alguns vídeos é necessário termos em conta alguns passos para termos uma pele cuidada e sã.

Para vos ajudar criei um tutorial em imagens que até podem imprimir e colocar perto da vossa zona de cuidados de rosto para puderem seguir os passos todos um por um. Depois com a prática isso já é automático :)

Vamos começar?



Os nossos cuidados com o rosto começam logo quando nos levantamos, seja de manhã, de tarde ou de noite, depende da rotina da pessoa.
Contudo, imaginemos que nos levantamos de manhã.

Qual a primeira coisa que nós fazemos quando acordamos? Lavamos o rosto
Pois bem meus amores, quando lavamos o rosto, convém que tenhamos um sabonete líquido ou em barra que seja adequado ao nosso tipo de pele (oleosa, mista, normal, seca ou sensível), para retirarmos as impurezas que acumulamos no nosso rosto durante a noite. Podem pensar que não, mas acreditem que acordamos com o rosto bem sujo pela manhã, pois suamos, choramos, babamos, e libertamos impurezas enquanto dormimos.
Caso prefiram, podem utilizar um Gel de limpeza, ou até mesmo um Leite de limpeza. Caso utilizem o Gel não se esqueçam que têm que utilizar água para o remover, enquanto que o Leite utilizam um algodão.

De seguida, convém nós utilizarmos um Tónico, isto para que?
Mesmo com a limpeza com o sabonete ou outro produto, a pele acaba ainda por ficar com algumas impurezas que nós não conseguimos retirar com as nossas mãos, por isso utilizamos o tónico e um algodão para remover as últimas impurezas.
O tónico limpa a pele em profundidade eliminando os resíduos acumulados nos poros, regula o ph natural da pele, prepara a pele para receber o hidratante e para além disso, acalma, suaviza e refresca o nosso rosto.
Evitem tónicos que contenham na sua formula álcool pois dependendo do seu tipo de pele pode ressecar.

Nem todas nós necessitamos de utilizar um Sérum, mas muitas de nós não sabemos que deveríamos utilizar o Sérum. Eu sou uma delas cof cof..
O Sérum é um fluido altamente concentrado com principio activos especificação e de rápida acção sobre a nossa pele.
Serve principalmente para hidratação e revitalização da pele. Conduto, também existem séruns que ajudam a refirmar a pele e actuam sobre os sinais de envelhecimento.
Atenção, pessoas com pele mista/oleosa podem precisar de um sérum para hidratação. Não se esqueçam que uma pessoa que tem pele oleosa não significa que tem 'hidratação' a mais, pode inclusive ter falta dela.

Após termos seguidos os passos anteriores já estamos prontos para receber o Creme Hidratante.
Existem vários tipo de cremes hidratantes, para várias necessidades. Conduto, um creme hidratante serve basicamente para repor a hidratação e humidade da pele, ajudando assim a combatermos o envelhecimento, ou seja, as rugas. Ajuda-nos também a proteger a pele para as agressões do dia-a-dia, como os raios solares - caso estes tenham protecção solar - e a poluição.

Sabiam que a região dos Olhos é a parte mais sensível do nosso rosto?
É verdade, e por isso necessita de uma atenção super especial.
Os cremes para a região dos olhos são super importantes para manter essa área super bem hidratada, já que é uma zona super servível é necessário insistirmos mais na hidratação nessa zona.
Este ajuda a manter a região hidratada como disse anteriormente, ajuda a prevenir as primeiras rugas, a melhorar a textura da pele, e além disso ajuda-nos a prevenir a olheiras.


Os Lábios são outra zona do nosso rosto que necessitam duma atenção especial. Estes são também uma zona sensível, e temos que ter mais cuidados com eles, pois uns lábios mal hidratados com um aspecto ressecado dão ao rosto um ar menos saudável.
Se não forem hidratados os lábios ressecam, racham e causam várias feridas, há até que tenha tendência a aparecer herpes.
Devem utilizar o hidratante labial várias vezes ao dia e por cima podem colocar o vosso batom ou gloss, não tem problema.

O hidratante labial deve ser utilizado tanto climas quentes ao frios. Quando expostos ao Sol devem utilizar um protector labial com protecção solar, caso não estejam expostos ao Sol, coloquem apenas um hidratante labial normal. Aconselho os hidratantes labiais que contenham na sua formula mel.


O protector solar é essencial e cada vez mais é aconselhado pelos Dermatologistas a utilização dos mesmos.
Todos nós sabemos que cada vez mais somos atingidos pelos raios UVA e UVB, mesmo no Inverno, por isso a utilização de protector solar não deve ser só quando vamos à praia no Verão, mas sim todo o ano e todos os dias.
Assim protegemos a nossa pele dos raios e prolongamos a juventude por muito mais tempo.
Sabiam que a penetração dos raios UVA e UVB causam rugas e manchas na pele? Nós não queremos parecer que temos 50 anos quando apenas temos 30, por isso toca a proteger o rosto, e quando falo em rosto falo em lábios também meninas.




Pela noite a rotina é praticamente a mesma, apenas trocamos dois passos. Acrescentamos o passo 'Desmaquilhar' e retiramos o passo 'Protecção'.

Sobre a 1ª Etapa: Desmaquilhar, já fiz um vídeo e coloquei no Youtube, deixo aqui o link de acesso.
Expliquei passo a passo como o devemos fazer, e qual a importância de utilizar uns produtos e não outros.
Aconselho a utilização de dois demaquilhantes, um para o rosto e outro para a região dos olhos e porque?
Os olhos são uma região super sensível  e necessitam de um desmaquilhante próprio tanto para não irritar a área ocular, caso vocês deixem entrar algum produto para o olho, como também para ajudar a remover com muita mais facilidades os resíduos da maquilhagem.
Aconselho um desmaquilhante bisáfico, ou seja, aqueles com duas cores, pois são desmaquilhantes mais poderosos, que eliminam até a maquilhagem à prova de água. Estes são mais 'oleosos' e é muito mais fácil trabalhar com eles.

Já para o rosto um desmaquilhante normal ou micelar é o ideal. Eu prefiro os micelares, pois são mais à base de água, são super leves. Eles conseguem remover o maquilhagem por inteiro sem deixar a pele oleosa, engordurada ou até mesmo ressecada dependendo do desmaquilhante que estarás a usar. Um desmaquilhante bisáfico, por exemplo, deixa a sensação de pele oleosa após a utilização. Já os desmaquilhantes micelares deixam na verdade, a pele 'sequinha', limpa e purificada. No geral, estes têm um cheiro suave e não contêm álcool, deixando assim a pele limpa sem irritar.



Pelo menos uma vez por semana devem ter cuidados especiais, tanto na limpeza do rosto como na hidratação.

Irei falar sobre isso em pormenor noutro post que está já vai longuinho e não vos quero cansar mais, isto para as meninas vitoriosas que conseguiram ler o meu post até aqui. eheheh
Contudo deixo já aqui a informação para não ficar incompleta e não pensarem que não têm que ter mais cuidados.

Muita coisa não é minha gente, mas tudo coisas muito importantes e que nós temos que fazer para nos mantermos belas e saudáveis :)

Chamo à atenção, pois se não repararam não indiquei numa marca especifica, pois como nós sabemos o que funciona com a minha pele pode não funcionar com a vossa, e isto é apenas um guia, contudo posso dar o meu parecer sobre algum produto em especial, mas isso ficará para os comentários :)

Digam-me meninas? Acham útil este tipo de Guias?
Já seguiam estes passos? 
Qual era a vossa rotina?

Contem-me tudinho :D

9 comentários:

  1. Gostei!!

    Parabéns pelo blog! A seguir!!
    :)
    http://www.mustbepink.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito completo, bastante útil :)
    Já seguia alguns destes passos, mas tenho uma dúvida que me persegue já há uns tempos. Tenho 21 anos (quase 22 eheh) e já uso um creme de olhos para prevenção de rugas. A minha dúvida é se posso utilizar esse creme na minha rotina matinal, antes de usar a maquilhagem.
    Só tenho usado esse creme à noite depois de fazer a minha limpeza de pele, porque pensava que como é um creme de prevenção para rugas, só o pudesse usar com a pele sem maquilhagem.

    ResponderEliminar
  3. Dicas bastante completas :)
    Será que podias dar sugestões de máscaras de limpeza profunda?

    ResponderEliminar
  4. Quélih, Zibiane Aparecida de Souza e Joana Mascarenhas , Muito Obrigado queridas :D
    Vou tentar fazer mais posts destes para vocês :D

    ResponderEliminar
  5. Olá Raquel Branco, o creme de olhos pode ser utilizado tanto de manhã, antes da maquilhagem, como à noite, depois de desmaquilhares.
    O aconselhado é mesmo utilizar de manhã e à noite, pois como disse no post a região dos olhos é muito sensível e é necessário termos mais cuidado e 'insistirmos' um pouco mais nessa área para hidratar.
    Bem com 21/22 anos acho que ainda não é necessário a utilização de um creme anti-rugas, mas sim de um creme para hidratação.
    Só a partir dos 25 anos é que é aconselhado um creme anti-rugas, mas é daqueles bem bem mas bem leves.
    Tens que ter muito cuidado com os cremes que utilizas, pois podes estar a utilizar cremes pesados demais para o teu rosto, e podem causar 'efeito contrario'. Ou seja, a tua pele vai começar a pedir casa vez mais cremes mais avançados do que realmente necessitavas.

    Espero ter ajudado querida*

    ResponderEliminar
  6. Olá Débora Teixeira em breve vou tentar fazer um post sobre máscaras de limpeza profunda :D

    ResponderEliminar
  7. post muito bom :)


    Visite a minha loja
    http://www.facebook.com/pages/Fashion-Other-Things/434161739958230?sk=photos_stream

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião, é super importante para o crescimento deste nosso espaço *.*